sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Epifania e Nova Consciência


Bom, para as virtuosas pessoas que tem a bondade de acompanhar esse blog, já dá para perceber, de cara, que aconteceram algumas mudanças por aqui. Não estou mais afim de defender uma suposta embriaguês literária, ligada a tradição da grande boemia decandestista, ilustrada por nomes como Byron, Baudelaire, Poe e do próprio Lima Barreto. Pois é, para mim, Bar das seqüelas, com trema, remete a isso. A propósito, depois de toda essa piada de mau gosto que foi a reforma ortográfica do idioma português, Portugal lançou uma nova gramática prezando, mais que nunca, pelas normas cultas da língua que foi a pátria de Fernando Pessoa. Por isso, para mim, mais que nunca, essas novas normas devem ser sabotadas e ignoradas. Usem tremas e hífens a vontade e acento em "idéia", e, quem sabe, assim, vocês estarão fazendo algo de útil pelas suas vidas.
A idéia é que um bar, mesmo que literário, tem muito pouco a oferecer as pessoas. Lugar para velhos egos falidos, os quais estou evitando a todo custo. Aì é que entra a idéia de que pensar, por sí só, já é uma dádiva. E mais ainda, quando se pode ter acesso e dominar as formas clandestinas de se pensar, mas cuidado para não confundir "pensar clandestinamente" com toda sorte de blasfêmias, baixarias, medíocridades, etc. Não se trata disso. Se trata de elevar o pensar até recônditos poucos explorados e que cujos caminhos são concebidos como perigosos e proibidos pelas formas de se pensar tradicionais.
Falando nisso, nesse carnaval fiquei novamente para a Nova Consciência e fiquei muito contente com a organização desse ano. Apesar da falta de investimento do governo estadual, que manda gordas sinecuras para a Consciência Cristã, por ser mais lucrativa em matéria de eleitores, a Nova Consciência superou minhas expectativas com bandas da Bélgica e do México e com uma série de palestras bem postas. Aproveitei para assistir a fala e conversar com o pessoal do Santo Daime e creio que essa religião brasileira, surgida no seio da Amazônia, tem muito a ensinar a nós, seres urbanos e tão desprovidos de espiritualidade. Não se trata de um grupo de pessoas que são afeitos a viagens psicodélicas, vou logo advertindo. Quem procurar essa religião que mescla os desígnios do cristianismo com o xamânismo nesse intuito superficial estará perdendo tempo. Fiz muitas besteiras ao longo da vida, as quais me arrependo, inclusive, com pessoas que tinha em estima, mas espero que essa nova busca me mostre como acessar os caminhos de uma cura pessoal.
Sim, aproveitei também para concluir minha dissertação. Em breve, divulgo a chamada para a defesa por aqui também, afinal, não tem nada de errado em querer se promover, não é mesmo? Fui muito criticado por isso na graduação, mas, as vezes, isso faz parte de um longo aprendizado. No mais, leitores e leitoras, bem vindos a uma nova face desse blog. Até breve!

Um comentário:

  1. é.. posso dizer que tambem tive o privilegio de participar desse evento maravilhoso!

    ResponderExcluir